
Queda é atribuída ao aumento do uso da PrEP e adesão ao tratamento; cerca de 6 mil pessoas convivem com o vírus na capital.
Foto: divulgação
Nos primeiros nove meses de 2024, Goiânia registrou uma redução de 10% nos novos casos de HIV em comparação ao mesmo período de 2023. Dados da Gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis, IST e Aids apontam 485 diagnósticos neste ano, contra 542 no ano passado.
O aumento no uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com 20,89% mais novos usuários, contribuiu para a redução. Além disso, mais pacientes diagnosticados iniciaram tratamento imediato. “Essas ações têm evitado novos casos e retardado o avanço do HIV para a Aids”, explica Valéria Borba, técnica de Vigilância Epidemiológica.
Apesar da queda, o cenário ainda preocupa. Até agosto, 46 pessoas morreram em Goiânia devido ao HIV/Aids. Atualmente, cerca de 6 mil moradores da capital convivem com o vírus, sendo 85% homens.
Ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids
No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Goiânia promove uma ação de conscientização no Lago das Rosas, no Setor Oeste. Entre 8h e 12h, a programação incluirá testes rápidos, distribuição de autotestes e orientações com profissionais de saúde.
A mobilização reforça a importância de prevenir e diagnosticar o HIV cedo. Com iniciativas como essa, a cidade busca reduzir ainda mais os casos e oferecer apoio às pessoas que vivem com o vírus.
Leia também:
- CUT-GO organiza caravana para ato em Brasília em comemoração aos dois anos da defesa da democracia
- Prefeitura de Goiânia realiza mutirão de limpeza e revitalização em quatro bairros da região noroeste
- Prefeito de Goiânia anuncia pagamento integral dos médicos credenciados à saúde municipal
- Goiânia adota drones no combate à dengue e intensifica ações de saúde
- Jovem é Flagrada no Teto de Carro em Movimento na BR-153, em Goiânia