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Formação continuada de professores no DF: livro documenta desafios e conquistas de educadores em busca de ensino público de qualidade

Mesmo sem suporte adequado, educadores do DF se destacam em projeto de formação documentado em uma publicação, que será lançada em Brasília no dia 1º de novembro.

O livro “Formação Continuada no Distrito Federal: profissionais da educação em tempos de aprender sem parar”, organizado por André Lúcio Bento, Francisco José da Silva e Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes, será lançado em formato físico no dia 1º de novembro, às 17h, na livraria Sebinho da Asa Norte, em Brasília. Publicada pela Fino Traço Editora, a obra é um marco na educação pública do Distrito Federal, documentando o projeto “Aprender Sem Parar”, que capacitou professores entre 2019 e 2020. O projeto tem como objetivo elevar a qualidade do ensino público especialmente no Distrito Federal.

André Lúcio Bento, um dos organizadores, compartilhou a principal motivação para a publicação do livro.

“ Decidimos pela publicação do livro para dar publicidade ao trabalho feito na então Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), única estrutura do Brasil em que professoras e professores de uma mesma rede de ensino atuam como formadoras e formadores de seus pares. Nosso objetivo foi mostrar que na EAPE construímos conhecimentos, e não apenas realizamos mera transmissão de conteúdo. O livro, que é pioneiro, é uma importante iniciativa no campo da formação de profissionais da educação”.

O projeto “Aprender Sem Parar” surgiu como resposta à necessidade de formação contínua dos professores do DF, especialmente durante a pandemia, com foco em práticas pedagógicas inovadoras, incluindo gestão democrática, inclusão escolar e uso de tecnologias digitais. Contudo, a implementação revelou desafios significativos, como a falta de infraestrutura nas escolas públicas e a ausência de suporte técnico adequado para os professores.

A obra é dividida em duas partes. A primeira aborda a criação, o desenvolvimento e os principais temas do projeto, como a integração de tecnologias digitais ao ensino e estratégias de inclusão escolar. Já a segunda parte, apresenta relatos dos professores, evidenciando as dificuldades para aplicar o conhecimento adquirido, especialmente em regiões mais vulneráveis. Muitos educadores relataram que, embora a formação fosse útil em termos teóricos, a estrutura das escolas públicas impedia a adoção plena das novas práticas.

Shirley Bragança, uma das formadoras do projeto, reforça o esforço dos professores em adaptar o aprendizado às condições reais das escolas,

“Apesar da falta de estrutura e da implementação apressada, os professores não desistiram. Eles mostraram uma força impressionante ao buscar soluções para integrar as novas práticas nas salas de aula, adaptando o ensino à realidade dos alunos”.

Além disso, ela também destacou outro ponto crítico: “Mesmo sem acesso adequado a equipamentos ou internet de qualidade, os professores encontraram maneiras de adaptar o conhecimento adquirido, mostrando resiliência e compromisso com a melhoria do ensino público no DF”.

Sobre as expectativas após a publicação, Bento enfatizou, “Esperamos que esta publicação fortaleça ainda mais a formação continuada como política pública essencial para a melhoria da educação e que contribua para que a EAPE seja cada vez mais uma referência para o sistema educacional do Distrito Federal e do Brasil”.

Os obstáculos durante a execução do projeto também são um ponto central do livro. A implementação apressada comprometeu a eficácia das capacitações e a falta de continuidade na formação foi uma dificuldade recorrente. Educadores relataram que, após os cursos, não havia suporte para aplicar as novas práticas de forma eficiente. Além disso, a burocracia e a necessidade de negociar horários desmotivaram muitos docentes.

“Tivemos uma dificuldade para captar recursos para a publicação do livro. Entretanto, o Sinpro-DF prontamente entendeu a relevância e, integralmente, financiou o projeto”, falou Bento sobre dificuldades para viabilizar o projeto editorial.

Apesar das adversidades, o livro é uma iniciativa pioneira no Brasil, com potencial para inspirar outras redes públicas de ensino. A obra sugere um debate sobre políticas públicas mais eficazes, que garantam suporte técnico, investimentos em infraestrutura e continuidade na formação dos educadores.

A versão digital já está disponível no site da Fino Traço Editora, enquanto a versão física estará à venda no evento de lançamento e em livrarias de Brasília.


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Daniela Bragança

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