
Datafolha aponta novo perfil das torcidas brasileiras e aponta influência de transmissão de jogos e globalização do futebol.
O Flamengo mantém a liderança como clube de maior torcida no Brasil, com 19% dos torcedores, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). Apesar de uma leve queda em relação ao ano passado, quando atingiu 21%, o clube rubro-negro segue como o preferido desde o início da série histórica em 1993.
Em segundo lugar, aparece o Corinthians, com 14%, também registrando uma oscilação de um ponto percentual para baixo. Palmeiras (7%) e São Paulo (6%) completam a lista dos quatro maiores.
Destaques regionais e perfil socioeconômico
No Nordeste, o Flamengo domina com 25% dos torcedores, seguido por Corinthians (8%) e Palmeiras (6%). No Centro-Oeste e no Norte, o Flamengo também lidera, com 29%, enquanto o Corinthians soma 11%. Clubes locais como Remo, Paysandu e Goiás têm presença tímida, com 4%, 2% e 1%, respectivamente.
No Sudeste, o Corinthians lidera com 20%, superando o Flamengo, que aparece com 15%. No Sul, Grêmio (23%) e Internacional (18%) são os favoritos, deixando Flamengo e Corinthians empatados em terceiro, com 9% cada.
A pesquisa também revelou que a torcida flamenguista é mais forte entre pretos e pardos (23%) e na faixa de renda de até dois salários mínimos (22%). Já entre os brancos e nas classes mais altas, o clube divide espaço com Corinthians, Palmeiras e São Paulo.
Apostas esportivas e transformações
Em meio ao crescimento das empresas de apostas esportivas, torcidas de clubes como Cruzeiro e Santos lideram a rejeição às bets, com 73% e 71% contra. Por outro lado, flamenguistas (35%), palmeirenses (32%) e são-paulinos (31%) mostram maior apoio ao funcionamento dessas empresas.
O levantamento também destacou a crescente preferência por times estrangeiros entre jovens brasileiros. Especialistas apontam que a globalização e o fácil acesso às transmissões online têm diversificado os hábitos dos torcedores.
Influências no futebol brasileiro
Segundo Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, a tradição familiar e as transmissões nacionais continuam moldando as escolhas dos torcedores. Além disso, clubes europeus conquistam espaço com ações de marca e experiências exclusivas, enquanto a internet amplia a visibilidade de times regionais.
Eduardo Corch, professor do Insper, reforça que a nova geração busca mais do que um time para torcer:
“Vivemos na era das experiências. Os clubes precisam oferecer mais do que estádios modernos, mas também benefícios que criem laços com os torcedores”.
Metodologia da pesquisa
O Datafolha ouviu 2.004 brasileiros com mais de 16 anos, entre os dias 5 e 7 de novembro, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para o total, variando entre três e sete pontos para recortes específicos.
*Com informações do Datafolha, especialistas em marketing esportivo e Folha de São Paulo
leia também: Corpo sarado: Planejamento nos treinos é a chave para o shape do Verão
Comentários (2)
Anasays:
28 de novembro de 2024 at 19:19A nação é maraaaaaa!❤️🖤
Anasays:
28 de novembro de 2024 at 19:19A nação é maraaaaaa!❤️🖤