
Ação apreendeu meia tonelada de materiais elétricos furtados e prendeu uma suspeita em flagrante.
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), desarticulou nesta segunda-feira (16) um esquema de receptação e furto de cabos de cobre e componentes elétricos pertencentes à empresa Equatorial Energia. A operação resultou na apreensão de quase meia tonelada de materiais furtados em Goiânia e na Região Metropolitana, além da prisão em flagrante de uma mulher suspeita de integrar o grupo criminoso.
As investigações identificaram que os materiais subtraídos eram armazenados em galpões próximos à residência dos principais suspeitos, no setor Carolina Parque, em Goiânia. Durante a abordagem, um homem foi flagrado no momento em que tentava negociar a venda de cobre com a suspeita. Dentro do veículo dele, os policiais encontraram cerca de 15 quilos de cobre e outros componentes metálicos.
Em buscas realizadas na casa da mulher e nos galpões ligados ao casal investigado, os policiais localizaram uma grande quantidade de cabos e peças elétricas identificadas como pertencentes à Equatorial Energia. Somados, os materiais totalizam quase 500 quilos. Além disso, os técnicos da empresa constataram furto de energia elétrica na residência dos suspeitos, onde foi identificado um desvio antes da medição oficial.



A suspeita, que confessou trabalhar com a compra e venda de materiais recicláveis há anos, foi presa em flagrante e encaminhada para a DEIC, onde foi autuada pelo crime de receptação qualificada. O homem abordado durante a negociação também é investigado.
Segundo a Polícia Civil, a operação contou com o apoio de funcionários da Equatorial Energia, responsáveis por identificar e comprovar que os materiais recuperados eram propriedade da empresa. As investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos no esquema criminoso e a possível existência de uma rede organizada para a prática dos furtos.
O furto de cabos de cobre tem se tornado recorrente em várias regiões do país, gerando prejuízos às empresas e comprometendo o fornecimento de energia elétrica. A Polícia Civil reforça a importância das denúncias anônimas para coibir esse tipo de crime e responsabilizar os envolvidos.
Leia também:
- CUT-GO organiza caravana para ato em Brasília em comemoração aos dois anos da defesa da democracia
- Prefeitura de Goiânia realiza mutirão de limpeza e revitalização em quatro bairros da região noroeste
- Prefeito de Goiânia anuncia pagamento integral dos médicos credenciados à saúde municipal
- Goiânia adota drones no combate à dengue e intensifica ações de saúde
- Jovem é Flagrada no Teto de Carro em Movimento na BR-153, em Goiânia