
Ação conjunta cumpre mandados em quatro estados e reprime esquema criminoso milionário
Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Federal (PF), em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO), iniciou a Operação Spettro. O objetivo é reforçar as provas já coletadas e reunir novos elementos para investigar um esquema criminoso de lavagem de dinheiro.
Cerca de 80 policiais federais, com apoio da ROTAM da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), estão cumprindo 14 mandados de busca e apreensão em Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Porto Velho (RO), Pontes de Lacerda (MT) e Caucaia (CE). As investigações começaram em abril deste ano, após denúncias sobre movimentações financeiras suspeitas envolvendo um grupo com histórico criminal.
A análise das transações financeiras apontou que os envolvidos disfarçavam valores por meio de contas físicas e jurídicas. Para ocultar a origem ilícita dos recursos, recorreram a intermediários, como familiares e ex-companheiros. O nome da operação, “Spettro” (fantasma, em italiano), faz referência a empresas de fachada, usadas para encobrir atividades criminosas.
A FICCO é uma junção de esforços entre PF, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), PM-GO, Polícia Civil e Policia Penal e possui como objetivo reprimir as ações de grupos criminosos.
Leia também: Operação conjunta apreende mais de 7 toneladas de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai