
Mais de 20 denúncias em 2024 relatam atrasos em implantes dentários e falta de informações aos consumidores.
O Procon Goiás suspendeu temporariamente, nesta segunda-feira (16), as atividades de uma clínica odontológica localizada na Alameda dos Buritis, Setor Central, em Goiânia. A medida ocorreu após mais de 20 denúncias de consumidores que alegaram atrasos nos serviços de implantes dentários, falta de informações e descumprimento dos contratos. No entanto, durante a fiscalização, os agentes encontraram irregularidades sanitárias, cláusulas contratuais abusivas e documentos ausentes.
A ação dos fiscais ocorreu após diversas queixas sobre serviços não finalizados assim como prazos descumpridos. Durante a inspeção, vários consumidores compareceram ao local relatando os mesmos problemas.
Um dos clientes explicou ter contratado, em janeiro deste ano, um tratamento completo, que envolvia extração e enxertos dentários. Contudo, após a primeira etapa, o implante definitivo nunca foi realizado. Além disso, outra consumidora contou que fez um contrato de R$ 3 mil há quatro anos para a realização de três implantes. Embora dois tenham sido concluídos, um dente provisório permanece há dois anos devido a complicações.
Irregularidades Encontradas
Além dos problemas com o serviço, os fiscais encontraram práticas consideradas abusivas:
- Produtos cirúrgicos armazenados em caixas no chão, com presença de insetos próximos;
- Ausência de documentos obrigatórios, como o Alvará Sanitário e o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros;
- Contratos sem prazos definidos para início e conclusão dos procedimentos.
Os responsáveis alegaram que a clínica estava em recesso, mas os fiscais constataram que 12 pessoas trabalhavam no atendimento e consultórios, com agendamentos sendo feitos ainda para este mês.
Suspensão das Atividades
Diante das irregularidades, o Procon Goiás determinou, portanto, a suspensão temporária das atividades da clínica. Nesse período:
- A clínica está proibida de captar novos clientes ou fechar contratos;
- O tratamento de pacientes já em andamento deve continuar;
- O retorno do funcionamento depende da correção de todas as falhas, apresentação de um cronograma detalhado de atendimentos e aprovação em nova fiscalização.
Denúncias e Reclamações
Consumidores que desejarem registrar reclamações ou denúncias podem entrar em contato com o Procon Goiás pelos canais:
- Telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior);
- Plataforma online: proconweb.ssp.go.gov.br.
Sendo assim, a clínica só poderá retomar as atividades após comprovar adequações estruturais e contratuais, garantindo segurança e transparência no atendimento aos consumidores.
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