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Programa de Desobstrução de Vias Arteriais é lançado em Goiânia para melhorar trânsito e transporte coletivo

A Avenida Jamel Cecílio será o primeiro trecho a receber intervenções no projeto que promete transformar a mobilidade urbana da capital em 18 meses.

Nesta quinta-feira (2), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, deu início ao Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, com foco em melhorar o tráfego e priorizar o transporte coletivo. O projeto faz parte da política da Nova Mobilidade e prevê ações em 250 quilômetros de vias estratégicas da cidade ao longo de um ano e meio. A Avenida Jamel Cecílio, conhecida pelo intenso fluxo de veículos, foi escolhida como ponto de partida.

Nos primeiros 100 dias, a prefeitura pretendia desobstruir 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários, como as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, destacou que as intervenções se baseiam em estudos que apontam baixa velocidade média em corredores críticos, como o Jamel Cecílio, onde o tráfego atinge apenas 15,2 km/h nos horários do pico.

“É uma questão de reorganizar o espaço urbano para garantir maior eficiência e segurança. A Jamel Cecílio, por exemplo, é um eixo estratégico para a cidade, ligando o Shopping Flamboyant à Avenida 85, e precisa de atenção urgente”, explicou o secretário.

Intervenções de Jamel Cecílio

Ao longo dos 4,4 quilômetros da Avenida Jamel Cecílio, serão realizadas melhorias em 14 pontos críticos, incluindo:

  • Criação de uma terceira faixa de circulação;
  • Revisão de tempos semafóricos e remoção de semáforos redundantes;
  • Restrição de estacionamento em áreas estratégicas;
  • Ajustes geométricos na via;
  • Implantação de sinalização moderna, incluindo faixas horizontais e verticais;
  • Modernização da tecnologia semafórica com equipamentos inteligentes.

A expectativa é que essas mudanças reduzam os congestionamentos em até 30% e aumentem a velocidade média para 20 km/h, beneficiando tanto os motoristas quanto os usuários do transporte público.

Tecnologia e transporte coletivo em destaque

Entre as inovações tecnológicas previstas está a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que vai monitorar o tráfego em tempo real, integrar semáforos inteligentes e reforçar a segurança viária. Sandro Mabel reforçou que o transporte coletivo será prioridade do projeto, com medidas como a instalação de semáforos que priorizem ônibus em corredores estratégicos.

“No BRT Norte-Sul, por exemplo, os semáforos inteligentes vão garantir que os ônibus tenham prioridade nos cruzamentos, diminuindo o ritmo de viagem e aumentando o conforto dos passageiros”, afirmou o prefeito.

Novas medidas para motociclistas e fluidez no trânsito

Uma das promessas de campanha do prefeito também será rompida: permitir que as motocicletas utilizem os corredores de ônibus em pontos específicos da cidade. A medida será avaliada na próxima segunda-feira (6). Além disso, há mais ofertas à direita em índices, ampliando a fluidez do tráfego sem comprometer a segurança.

Com um cronograma ambicioso e foco na modernização, o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais promete transformar a mobilidade urbana em Goiânia, tornando o trânsito mais eficiente e o transporte público mais acessível à população.

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